A gestão estratégica do conhecimento como instrumento de geração de valor: um estudo de caso em instituição privada de ensino básico - (2019)

Acessos: 44

Chateaubriand Pinto Bandeira Júnior, Alejandro Martins Rodriguez, Catarina Medeiros Bandeira, Lucas Borchartt Bandeira, Lucinaldo dos Santos Rodrigues

Volume: 8 - Issue: 17

Resumo. As instituições de ensino básico no Brasil têm enfrentado constantes desafios provocados por mudanças no ambiente organizacional. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi estudar a gestão estratégica do conhecimento como instrumento de valor em uma instituição privada de ensino. O universo do estudo foi constituído por uma escola de ensino básico da cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. A abordagem desenvolvida foi quanti-qualitativa e o enfoque utilizado foi exploratório-descritivo. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os colaboradores e feitas observações de campo. Os resultados encontrados na pesquisa destacaram a necessidade de valorização da subjetividade dos colaboradores no contexto organizacional, cujas atitudes é resultado dos seus processos cognitivos, tais como: inteligência, competência, experiência, capacidade, motivação, socialização e liderança, que vão emergindo no seu cotidiano e são disponibilizados à organização. Pelas nossas observações e conclusões, o comportamento do colaborador, enquanto agente ativo da organização, faz com que ambos - colaborador e organização - tenham benefícios intrínsecos. Palavras-chave: capital intelectual, organização, educação.

Keywords: capital intelectual, organização, educação

Idioma: Portuguese

Registro: 2024-08-17 14:49:57

https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/35465/pdf

http://dx.doi.org/10.5902/2318133835465