Atitudes sociais em relação à inclusão e concepção sobre atendimento educacional especializado na formação de especialistas em Educação Especial - (2017)
Acessos: 27
Atitudes sociais em relação à inclusão e concepção sobre atendimento educacional especializado na formação de especialistas em Educação Especial
Volume: 30 - Issue: 59
Resumo.
O presente estudo tem como escopo analisar as atitudes sociais em relação à inclusão e às concepções sobre o Atendimento Educacional Especializado de alunos de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado. Participaram deste estudo 33 estudantes, sendo 15 da área da deficiência auditiva e 18 da área da deficiência intelectual, todos regularmente matriculados no curso. A coleta de dados deu-se por intermédio de dois instrumentos: um questionário elaborado para esta pesquisa e a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão (ELASI). A análise revela que os dados provenientes de diferentes instrumentos se complementam, evidenciando que os alunos com concepções satisfatórias de Atendimento Educacional Especializado apresentam escores da ELASI acima da mediana. Tais dados sugerem que alunos que possuem concepções adequadas possuem também atitudes sociais mais favoráveis à inclusão. Adicionalmente, evidenciou-se que as atitudes sociais dos alunos que optaram pela formação centrada na área da deficiência intelectual são mais favoráveis que as dos alunos que optaram pela área de deficiência auditiva. Conclui-se que a escolha da área de deficiência para a formação especializada pode ser influenciada pelas atitudes sociais em relação à inclusão.
Keywords: Atendimento educacional especializado, Atitudes sociais, Concepções
Idioma: Portuguese
Registro: 2024-08-17 14:52:44
https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28431/pdf