Qualidade do mel de Tetragonisca angustula Latreille, 1811 em área nativa da região Sudoeste, Estado de Goiás, Brasil - (2023)

Acessos: 41

Raiane Borges dos Santos, Antonio Carlos Pereira de Menezes Filho, Carlos Frederico de Souza Castro, Matheus Vinicius Abadia Ventura

Volume: 2 - Issue: 6

Resumo. Abelhas sem ferrão como Tetragonisca angustula também são produtoras de mel. Esse estudo teve por objetivo avaliar a qualidade de méis de colônias de T. angustula coletados em área de preservação permanente localizado no município de Rio Verde, Estado de Goiás, Brasil. Foram coletados méis em 5 colônias de T. angustula. Os méis foram avaliados tanto qualitativamente quanto quantitativamente por protocolos padronizados por (Brasil, 2000), além da análise sensorial e conteúdo polínico. Os méis das cinco colônias de T. angustula apresentaram grande morfologia e tipos de poléns, em diversas famílias vegetais, além da qualidade sensorial, qualitativa e quantitativa equiparáveis a outros estudos com méis dessa espécie de Apidae. Esse estudo demonstrou que na área avaliada em uma região no Estado de Goiás, T. angustula apresenta mel de alta qualidade, embora a quantidade seja baixa para inúmeras espécies de abelhas sem ferrão, ainda nossos achados, estes fortalecem a necessidade de normativas específicas para qualidade de méis de meliponínneos tanto para normas brasileiras quanto internacionais.  

Idioma: Portuguese

Registro: 2023-10-13 09:36:14

https://brazilianjournalofscience.com.br/revista/article/view/295

10.14295/bjs.v2i6.295