Biodiversidade de Arachnida e Myriapoda (Arthropoda) do leste Maranhense, nordeste do Brasil: subsídios para a Coleção Didática Zoológica da UFMA/Campus de Codó - (2024)
Acessos: 77
Raylana Lira Silva, Jacyelle Santos Silva, José Orlando de Almeida Silva, Rodrigo Salvador Bouzan, Antonio D. Brescovit, Luiz Felipe Moretti Iniesta
Volume: 5 - Issue: 0
Resumo.
Coleções biológicas são a base da pesquisa taxonômica, pois fornecem dados sobre a riqueza de espécies e diversidade biológica regionais. Espécimes depositados em coleções estão sistematicamente organizados e identificados, o que permite o conhecimento da biodiversidade, bem como o seu uso para fins educacionais. No município de Codó, no estado do Maranhão, na região Nordeste do Brasil, está localizado um dos campi da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e cuja região é conhecida pela grande abundância de Arecaceae, mas sem nenhuma unidade de conservação. Com o objetivo de subsidiar informações sobre a coleção didática do campus da UFMA, o presente estudo contribuiu com a organização de artrópodes dessa coleção, em especial os Arachnida e Myriapoda, além de fornecer informações sobre a ecologia e distribuição desses táxons na região. A região do povoado Amorim apresentou a maior riqueza de espécies, em especial da classe Diplopoda, e diversidade, enquanto o povoado de Bruacas apresentou a maior equitabilidade. As regiões de Amorim, Bacabinha e Bruacas apresentaram grande similaridade faunística. Ressaltamos que as áreas dos povoados nos quais foram obtidas as amostras de Arachnida e Myriapoda sofrem com o avanço de atividades extrativistas, o que pode acarretar a perda da diversidade biológica nas áreas ainda quase que inexploradas para a fauna. Assim, essas informações são importantes para atenuar essa subamostragem e subsidiar o conhecimento sobre a biodiversidade local.
Keywords: Aranhas, Diplopoda, Região dos Cocais
Idioma: English
Registro: 2025-01-02 22:36:11
https://www.entomologybeginners.org/index.php/eb/article/view/66