Experimentação e ressignificação de elementos composicionais do Clube da Esquina no processo de criação de dois arranjos vocais. - (2020)
Acessos: 44
Carlos Roberto Ferreira Menezes Junior, Marco Antonio da Silva Ramos
Volume: 5 - Issue: 3
Resumo.
Este artigo apresenta os resultados das experimentações realizadas no processo de criação de dois arranjos vocais que tiveram como principais alimentadores os elementos composicionais levantados durante o processo de análise estilística dos álbuns fonográficos do grupo de músicos conhecidos pelo termo Clube da Esquina. Assim, visa expor as possibilidades artísticas que podem emergir a partir da exploração da ideia de que a análise
estilística também pode se inserir como recurso relevante dentro da dinâmica de apreensão e experimentação dos parâmetros de estruturação musical inerentes ao processo de criação de arranjos para grupos vocais. O primeiro arranjo foi o da canção Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e o segundo da canção Chovendo na Roseira, de Tom Jobim. Por fim, é apresentada uma breve discussão de cunho teórico-reflexivo acerca das possibilidades que tal abordagem pôde oferecer nesta pesquisa e perspectivas sobre processos criativos no âmbito do arranjo vocal de repertório da música popular urbana.
Idioma: English
Registro: 2024-08-17 14:49:19
https://periodicos.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/17869