Caracterização físico-química do pólen polifloral coletado por abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) na região do Cariri cearense - (2015)
Acessos: 32
Társio Thiago Lopes Alves, Janeanne Nascimento Silva, Maria Suiane de Moraes, Sarah da Silva Crispim, Daniele Leite Bezerra, Dafné Didier Gonçalves Mota
Volume: 3 - Issue: 2
Resumo.
O pólen apícola pode apresentar variações em sua composição química decorrente principalmente de fatores abióticos, os quais podem influenciar diretamente em sua qualidade nutricional. Nesse contexto, objetivou-se com o presente estudo caracterizar durante o período de um ano, o pólen polifloral coletado por abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) na região do cariri cearense através de análises físico-químicas. Foram analisadas amostras de pólen apícola quanto aos parâmetros: proteína, cinzas, umidade, lipídeos e açúcares totais. Obteve-se valores médios de 26,43% de proteína, 2,56% para cinzas, 13,72% para umidade, 7,57% para lipídeos, e 29,14% para açúcares totais. Todos os parâmetros analisados atenderam aos padrões do Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade do pólen Apícola estabelecido pelo Ministério da Agricultura. Os resultados demostraram que houve uma grande oscilação nos dados durante os meses estudados, podendo estar relacionada a fatores ambientais locais ou ainda ao armazenamento o qual as amostras de pólen foram submetidas. Todavia, é possível concluir que os pólen apícolas estudados podem ser considerados alimentos ricos em nutrientes, om teores consideráveis de proteínas, lipídeos e açúcares.
Keywords: Beekeeping, Apis mellifera, Physicochemical composition, Bee pollen.
Idioma: English
Registro: 2024-10-19 22:30:24
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/APB/article/view/4772