Impacto econômico no custo da água potável Sobre a renda familiar em zona rural da Bacia hidrográfica do rio paraíba/PB - (2017)

Acessos: 31

José Romário Lacerda de Barros, Paulo da Costa Medeiros, George do Nascimento Ribeiro, Hugo Morais de Alcântara, João Paulo Sobral Dias Afonso, Aline Carla de Medeiros, Patricio Borges Maracaja

Volume: 11 - Issue: 1

Resumo. Dentre os instrumentos de gestão previstos na Lei nº 9.433/97, a cobrança pelo uso da água, é um dos mais complexos no processo de implementação da Política de Recursos Hídricos. Uma das grandes dificuldades da valoração dos recursos hídricos é que não existem mercados de água formais. Para apoiar a valoração da água é importante considerar os princípios da teoria econômica, com a finalidade de considerar os aspectos subjetivos inerentes a esta teoria, tais como aspectos socioeconômicos, que irão avaliar se o preço da água está dentro da faixa de renda dos usuários. O presente trabalho apresenta simulações de demandas de água para consumo humano, com a finalidade de avaliar o impacto econômico sobre a renda familiar dos moradores da comunidade Salão, localizada na zona rural do Município de Serra Branca, Região do Alto Curso do Rio Paraíba/PB. Foi observado que os maiores impactos estão associados às famílias de baixa renda, e com maior número de moradores por domicílio, sendo a água mineral a modalidade que ofereceu maior comprometimento à renda familiar. O resultado final oferece suporte aos estudos de valoração econômica dos recursos hídricos para o abastecimento rural.

Idioma: Portuguese

Registro: 2023-10-12 10:01:16

https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5274