Segurança no Trabalho em Agroindústria: a percepção dos trabalhadores de chão de fábrica de um laticínio em Sousa-PB - (2019)
Acessos: 30
Patricia Sibelly Barbosa de Oliveira Gadelha, Wellington Ferreira Melo, Patricio Borges Maracaja, Geórgia Vieira Braga, Hugo Sarmento Gadelha, Caetano Jose de Lima
Volume: 13 - Issue: 2
Resumo.
O Brasil é a quarta nação do mundo que mais registra acidentes durante atividades laborais, atrás apenas da China, Índia e Indonésia. Estes acidentes são causados por atos inseguros ou por condições inadequadas. O objetivo desta pesquisa foi levantar as percepções dos colaboradores internos de uma agroindústria do setor de laticínio quanto à segurança do trabalho. A revisão de literatura desenvolveu um olhar histórico sobre a questão do trabalho e ainda as noções atuais de trabalho. Quanto à metodologia, esta pesquisa é delineada como exploratória, descritiva e de campo, com abordagem quantitativa. A segurança e a saúde dos trabalhadores constituem temática crucial para o sucesso das agroindústrias. Na empresa estudada, as percepções dos colaboradores, em termos gerais, são positivas quanto à administração, à chefia direta, às responsabilidades e ao ambiente de trabalho, assim quanto aos EPI’s. Conquanto, quando se pesquisa sujeitos em situação de subordinação resta sempre a dúvida em relação à sinceridade das respostas oferecidas pelos respondentes.
Idioma: Portuguese
Registro: 2023-10-12 10:01:46
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6614