A dinâmica socioeconômica e ambiental a partir da atividade minero-metalúrgica em Barcarena, Pará, Brasil (1980-2010) - (2020)

Acessos: 38

Thays Valente do Nascimento, Hailton César Pimentel Fialho, Juliane Ribeiro das Chaves, Rafaele Freitas de Oliveira, Bruna Roberta Pereira Lira, Lindemberg Lima Fernandes

Volume: 14 - Issue: 2

Resumo. A partir da década de 70, algumas cidades da região Amazônica sofreram bastantes modificações na sua organização socioespacial em virtude da implantação dos chamados Grandes Projetos na Amazônia. O município de Barcarena é um exemplo disso, e a partir da instalação do Complexo Industrial, uma nova configuração social, econômica e ambiental começou a se processar no município. Desta forma, o objetivo da presente pesquisa consiste em analisar a dinâmica socioeconômica e ambiental no município durante o período de 1980 a 2010. Para tanto, foi levantado algumas informações por meio de dados secundários do município em relação a demografia, IDHM, PIB, e dados de infraestruturas básicas, como por exemplo, tipo de abastecimento de água, esgotamento sanitário, disposição de resíduos e energia elétrica. Além disso, foi realizado o mapeamento de uso e ocupação do solo na região. Resultados apontam que Barcarena possui uma grande importância no cenário econômico estadual, uma vez que figura entre os municípios com maiores arrecadações do Estado, porém isto não reflete no desenvolvimento da região, apresentando o município um IDHM médio em 2010 e uma infraestrutura básica precária em certas localidades, principalmente, na própria sede municipal. O mapeamento do uso e ocupação do solo revela que a implantação do Complexo Industrial em Barcarena influenciou diretamente nas mudanças de ocupação do solo nas comunidades do município e ainda revela que existem dois cenários, urbano e rural, bem distintos e delimitados na região.

Idioma: Portuguese

Registro: 2023-10-12 10:02:10

https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/6977

10.18378/rbga.v14i2.6977