Avaliação da fertilidade de gemas de variedades de uvas americanas e híbridas cultivadas no Planalto Norte Catarinense - (2020)
Acessos: 28
Douglas André Würz, Maíra Alves Pinto, Alcemir Nabir Kowal, Thalia Aparecida Silva Maciel, Simone de Oliveira, Rabechlt Stange Almeida, Ramilton Manuel Ribeiro, Daniele Moreira Ribeiro
Volume: 19 - Issue: 4
Resumo.
Apesar da importância da fertilidade de gemas para a produtividade e para indicação do melhor método de poda, estes dados são inexistentes na região do Planalto Norte Catarinense, e nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a fertilidade de gemas de variedades de uvas americanas e híbridas cultivadas no Planalto Norte Catarinense. O presente projeto foi realizado durante as safras 2018 e 2019, em um vinhedo comercial, situado na localidade de Pedras Brancas, município de Canoinhas, Santa Catarina. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizadas plantas das variedades: Bordô, Niágara Branca, Casca Dura e Grano d’Oro. Coletou-se 20 ramos do ano de cada tratamento, no período de endodormência das plantas, e cada segmento do ramo contendo uma gema foi disposto em bandejas de isopor com espuma fenólica hidratada. As bandejas foram colocadas em casa de vegetação com temperatura e umidade controladas. As gemas foram classificadas em férteis ou não férteis de acordo com a presença ou ausência da inflorescência. De acordo com os dados observados no presente estudo, observa-se que as variedades Casca Dura, Niágara Branca, Bordô e Grano D’Oro apresentam boa adaptabilidade, apresentando alta fertilidade de gemas, com destaque para as gemas das porções medianas e apicais dos ramos. Dessa forma, recomenda-se a poda mista destas variedades, para obtenção de melhores produtividades nas condições do Planalto Norte Catarinense.
Keywords: Vitis labrusca L., poda mista, Bordô, Niágara Branca, Casca Dura, Grano D’Oro
Idioma: English
Registro: 2024-08-17 14:51:43
https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/16883