Variabilidade espacial da emissão de CO2, temperatura e umidade do solo em área de pastagem na região Amazônica, Brasil - (2019)
Acessos: 23
Diogo André Pinheiro da Silva, Milton César Costa Campos, Bruno Campos Mantovanelli, Luís Antônio Coutrim do Santos, Marcelo Dayron Rodrigues Soares, José Mauricio da Cunha
Volume: 18 - Issue: 1
Resumo.
O conhecimento da distribuição espacial da temperatura, umidade do solo e emissão de CO2 é fundamental para entender o solo como fonte ou dreno de CO2, pois as alterações quanto ao uso e manejo influenciam esta dinâmica. O presente trabalho teve como objetivo investigar, a temperatura, umidade do solo e emissão de CO2 em uma área sob pastagem na região de Humaitá, AM. Demarcou-se uma área de 70 x 70 m, com espaçamento regular de 10 m, totalizando 64 pontos, as medições foram realizadas no período chuvoso e seco. Emissão de CO2 e a temperatura do solo foram registradas utilizando-se de câmara de fluxo portátil e sensor de temperatura do sistema LI-COR (LI-8100). A umidade foi avaliada utilizando sistema portátil TDR, em seguida foram realizadas análises estatísticas descritivas e geoestatísticas. A área de pastagem apresentou maior emissão de CO2 do solo no primeiro período de coleta, caracterizado como período chuvoso. Variações espaciais da emissão de CO2 estão intimamente relacionadas com as variáveis climáticas entre os períodos seco e chuvoso.
Keywords: LI-COR, geoestatística, Humaitá, manejo, distribuição espacial.
Idioma: English
Registro: 2024-08-17 14:51:37
https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/10155