Desempenho de morangueiro frente a diferentes espectros de radiação artificial complementar em cultivo sem solo - (2018)

Acessos: 29

José Tobias Tobias Marks Machado, Jeferson Tonin, Lisiane Sobucki, Bruna Rohrig, Gerson Vignolo, Débora Leitzke Betemps, Evandro Pedro Schneider

Volume: 17 - Issue: 3

Resumo. Dentre os vários insumos utilizados no cultivo do morangueiro, a radiação artificial complementar tem sido ferramenta utilizada em cultivos de alto valor agregado em diversos países do exterior. O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos agronômicos da complementação com radiação fotossinteticamente ativa em diferentes espectros na cultura do morangueiro, via utilização de lâmpadas fluorescentes em cultivo protegido e sem solo. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. A emissão de radiação em diferentes faixas espectrais compuseram os tratamentos, sendo utilizadas para isso lâmpadas fluorescentes de cor branca, azul, vermelha, a combinação de lâmpadas azuis e vermelhas, e a testemunha sem radiação complementar. Foram avaliados aspectos fisiológicos, fenológicos e produtivos. O uso de lâmpadas azuis e vermelhas de forma combinada, e o uso de lâmpadas brancas, anteciparam a floração e aumentaram a massa de frutas produzidas ao longo do ciclo produtivo do   morangueiro. A luz azul induziu a produção de frutas com maior massa média. Já a luz vermelha não teve efeitos sobre o aumento da produção nem sobre o adiantamento da floração.

Keywords: Fragaria x ananassa, clorofila, área foliar, precocidade, produção.

Idioma: English

Registro: 2024-08-17 14:51:37

https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/9406

10.5965/223811711732018309