Editorial - (2017)
Acessos: 34
Jane Lafayette Neves Gelinski
Volume: 17 - Issue: 2
Resumo.
EDITORIAL - Ciência e Biotecnologia
Nesta última Edição de 2017 estão publicados estudos relacionados à obtenção de produtos com valor agregado bem como discussões em temáticas envolvendo aspectos de biotecnologia ambiental, tecnologia de bebidas e saúde.
o Artigo “Produção biotecnológica de produtos de valor agregado utilizando glicerol residual proveniente da síntese de biodiesel” discute-se sobre o potencial do glicerol na transformação em produtos químicos com valor agregado alto, faz-se ainda uma análise abrangente e crítica do tratamento biotecnológico do glicerol a 1,3-propanodiol e 2,3 butanodiol.
O Artigo “Avaliação sensorial de cachaça envelhecida em tonel de carvalho (Quercus sp.) irradiado”, a qualidade, tempo e custo foram fatores intrínsecos relacionados ao estudo, uma vez que foi analisada a irradiação de barris de carvalho como alternativa tecnológica do processo de envelhecimento de cachaça, assim como a aceitabilidade de provadores do produto.
As potenciais áreas de aplicação terapêuticas e/ou ambientais da surfactina, um lipopeptídeo biossurfactante comumente produzido pelo Bacillus subtilis, são discutidas no Artigo de Revisão “Surfactina: estrutura, aplicações e fatores envolvidos na produção”.
Como uma questão de saúde pública, no Artigo “Efeitos da contaminação da água pelo fármaco 17α-etinilestradiol, detecção e tipos de tratamento” são discutidos os mecanismos e métodos de tratamento de águas contaminadas pelo 17α-etinilestradiol, um hormônio sintético, derivado do hormônio natural, que pode ser lançado no meio ambiente, por meio de descarga de esgoto doméstico e efluentes industriais não tratados.
Numa perspectiva mais diretamente relacionada à saúde humana, o Artigo “Síndrome do X-Frágil: breve revisão e relato de caso”, apresenta também um estudo caso clínico sobre a síndrome, considerada a maior causa de retardo mental herdado. Embora atinja todos os grupos étnicos e raças, felizmente essa síndrome tem pouca prevalência.
Esperamos dar continuidade ao processo de divulgação cientifica com qualidade nas próximas edições da Revista Evidência, priorizando a publicação cientifica multidisciplinar em Ciência e Biotecnologia. Neste último número do ano queremos agradecer aos leitores assíduos deste Periódico, Evidência, assim como a todos avaliadores ad hoc que participam do serviço de avaliação via processo double blind review.
Mais uma vez convidamos todos os pesquisadores à submissão de trabalhos científicos em nosso Periódico Evidência – Ciência e Biotecnologia, que segue no recebimento de artigos em fluxo contínuo para a próxima edição em 2018.
J. Gelinski
Editor Científico
Idioma: English
Registro: 2024-08-21 21:25:35
https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/evidencia/article/view/16255