Tecnologias Produtivas, Design e Pesquisa Participativa: Estudo de Caso do Artesanato de Cipó Imbé em Garuva - SC - (2019)
Acessos: 38
Mauro De Bonis Almeida Simões
Volume: 2 - Issue: 4
Resumo.
O município de Garuva, situado no extremo norte do Estado de Santa Catarina, destaca-se pelo expressivo número de pessoas envolvidas na produção artesanal de fibras naturais. Uma destas fibras é o Cipó Imbé (Philodendron sp. - ARACEAE), extraído da Mata Atlântica e manufaturado pelos de artesãos de comunidades locais. Através do Planejamento Estratégico Participativo - PEP, realizado pela EPAGRI3, identificou-se esta atividade artesanal como uma das principais da economia do município, e a partir daí foi realizada uma pesquisa in loco, sob a forma de um trabalho de conclusão de curso (TCC), que apontou diversas demandas relacionadas ao ciclo produtivo do artesanato e ao design desses produtos. Dentre estas, lista-se a necessidade de reformulação dos processos desta cadeia produtiva, principalmente as etapas de beneficiamento da fibra e o aprimoramento dos mesmos. Assim, o presente projeto de pesquisa formulou como objetivo central a investigação de conceitos e práticas adequadas, mediante o uso de metodologias de pesquisa participativa consagradas, a melhoria das tecnologias produtivas e os respectivos produtos artesanais de cipó Imbé na comunidade de Palmital. Este projeto de pesquisa é apoiado pelo Governo de Santa Catarina (Projeto Microbacias 2 / EPAGRI), pois é um dos dez “Projetos Faróis” de experimentação de pesquisas participativas em curso no Estado, diretamente relacionado à pesquisa e aprimoramento de produtos e tecnologias baseadas no saber local e conhecimentos técnicos e científicos.
Keywords: artesanato, pesquisa participativa, design para a sustentabilidade, tecnologias sociais, empoderamento comunitário
Idioma: Portuguese
Registro: 2024-08-17 14:41:36
http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/16626